A ervilha é um dos alimentos mais antigos cultivados no mundo, destacando-se por estar entre os dez mais consumidos. Ela é originaria do Oriente Médio, porém, é cultivada em diversas partes do mundo, sendo restrita em países de clima tropical e subtropical.
A ervilha partida é definida como uma leguminosa não oleaginosa, rica em vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos, sendo uma ótima opção para tornar nossa alimentação mais saborosa e nutritiva.
Os grãos da ervilha partida apresentam em média 60% de carboidratos, 20 a 25% de proteínas e baixo teor de gorduras (cerca de 1 a 3%).
As proteínas presentes em sua composição são de alta qualidade, destacando seu alto teor de aminoácidos, principalmente a lisina, um aminoácido essencial (aqueles que o nosso corpo não consegue produzir), fazendo com que a ervilha partida seja um ótimo complemento nutricional para os cereais (ex. arroz, trigo, etc.).
Com relação aos micronutrientes, ela é rica em potássio e fósforo, seguidos de magnésio e cálcio, além de vitaminas do complexo B (B3 e B6) e vitamina E, nutrientes essenciais para o adequado funcionamento do nosso organismo.
Além disso, a ervilha partida é rica em compostos fenólicos, como flavonoides e os taninos, que por sua vez, apresentam grande potencial antioxidante, auxiliando no combate aos danos causados pelos radicais livres.
COMO CONSUMIR:
Quando cozida, a ervilha partida, naturalmente se desintegra formando um purê. Por isso seu principal uso na culinária é no preparo de cremes, sopas e patês. Porém, quando cozida pelo tempo suficiente para amaciá-la, mas sem perder o formato, pode ser uma ótima forma de substituir a ervilha enlatada, que por sua vez é rica em sódio e conservantes.
O preparo da ervilha partida é parecido com o preparo do feijão. Primeiramente, deve-se selecionar os grãos para retirar aqueles danificados e lavar em água para remover poeira e outras sujidades. A hidratação dos grãos da ervilha partida diminui o tempo de cozimento e, por este motivo, é recomendada. Para cozinhar, utilize 2 xícaras de água para 1 xícara de ervilha partida e selecione a panela lembrando-se que 1 xícara de grão seco rende 2 xícaras de grão cozido.
Avaliações
Não há avaliações ainda.